Módulo 3

Módulo 3
Desenho Universal da Aprendizagem – http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html

Este terceiro módulo do MOOC INCTEC2014 subordinado ao tema «Desenho Universal da Aprendizagem», tem por objetivo abordar quadros de referência e ferramentas para o planeamento da aprendizagem.

Elegemos como quadro de referência o «Desenho Universal de Aprendizagem», desenvolvido por um grupo de investigação americano do Centre for Applied Special Technology que tem um website dedicado ao Universal Design for Learning – http://www.udlcenter.org/, muito rico em informação, recursos, ferramentas e exemplos de aplicação prática dos princípios e estratégias do «Desenho Universal de Aprendizagem»(UDL). Nos recursos, estão disponíveis alguns documentos traduzidos em português.

 

Indicamos outra iniciativa de referência da Universidade Aberta do Reino Unido «Learning Design Grid» que disponibiliza muitas ferramentas para planeamento de cursos, unidades de aprendizagem, atividades pedagógicas – http://www.ld-grid.org/, tendo alguns dos instrumentos sido traduzidos/adaptados para português.

Outra abordagem de planeamento de atividades pedagógicas são as já conhecidas «webquests» – http://webquest.org/, que relembramos.

 

São propostas como atividades (veja a página Web do Módulo III):

  • publicação de, pelo menos, um comentário sobre a temática do Módulo III;
  • resposta ao questionário VARK, com uma reflexão sobre os resultados obtidos ao questionário «como cada um aprende melhor» –http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=questionnaire (o site disponibiliza traduções em várias línguas, nomeadamente uma tradução brasileira);
  • opção por uma das atividades alternativas:
    • explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos (LD Grid).
    • utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta)
    • Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner), pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça.
  • Nota: Disponibilize o URL na área de registo da atividade e submeta no formulário.

Tarefas realizadas pelo grupo de trabalho:

– Comentário sobre um vídeo relacionado com a Teoria das Inteligências Múltiplas >>>
– Criação de uma Webquest >>>

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s